Banda Tonico do Padre estreia nesta quinta, 1º, em Anápolis

Integrantes da Banda de Câmara Tonico do Padre
Integrantes da Banda de Câmara Tonico do Padre

Programação do evento reserva momento especial na despedida ao público anapolino: 14 músicos subirão ao palco, sob a regência de Marcos Botelho

A programação da 2ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás chega nesta quinta-feira, 1º, ao seu último dia, e o destaque fica por conta da inédita apresentação da Banda de Câmara Tonico do Padre. O conjunto tem 14 integrantes, entre eles músicos de sopros que participaram da segunda edição da Mostra e convidados. A regência é do professor, pesquisador e músico Marcos Botelho.

A intenção, segundo Botelho, é que a banda se torne estável e continue a se apresentar após o evento. “Nosso repertório é totalmente dedicado a compositores brasileiros, com ênfase em compositores goianos. Neste concerto teremos compositores de bandas centenárias de Goiás – Tonico do Padre, Antonio Augusto Silva e Laurito Pina – ao lado de compositores tradicionais brasileiros – Joaquim Naegle e Carlos Gomes – e arranjos especiais dos gênios da MPB Milton Nascimento e Guinga.”

O nome do grupo é uma homenagem ao principal compositor de bandas do Estado. Antonio da Costa Nascimento, conhecido como Tonico do Padre, viveu em Pirenópolis entre os anos de 1837 e 1903. Escreveu grande número de missas e outras peças sacras, além de quadrilhas de danças e músicas profanas.

A 2ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás foi aberta no dia 16 de novembro. Ao todo, o evento levou para Anápolis quase 30 músicos, que participaram de 24 atividades, sendo 12 concertos noturnos, 6 concertos didáticos e 6 masterclasses – todos gratuitos.

O projeto tem a parceria da Associação Educativa Evangélica (UniEvangélica) e da Prefeitura de Anápolis; apoio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/Seduce, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Associação Goiana de Bandas e Fanfarras (AGBF). Tem ainda o apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás. A produção está a cargo da Arte Brasil.

Integrantes da Banda de Câmara Tonico do Padre:

Flauta: Sara Lima
Clarinetas: Miqueias Feitosa, Vanderlei Alves e Laercio Eduardo
Saxofones: Johnson Machado e Clarissa Botelho
Trompetes: Alessandro da Costa e Antonio Cardoso
Trompa: Igor Yuri
Trombones: Anderson Pego e Pedro Henrique
Bombardino: Ester Oliveira
Tuba: Thiago Aguiar
Percussão: Khesner Oliveira

Regência: Marcos Botelho

Programação do último dia da 2ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás:

1º de dezembro, quinta-feira

Masterclass – 15 às 17 horas – Bloco O/UniEvangélica – Projeto Criar e Tocar

Concerto – 19h30 – Salão Nobre Richard Edward Senn/Colégio Couto Magalhães – Banda de Câmara Tonico do Padre – Regência: Prof. Marcos Botelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *