Mostra tem semana agitada com oficinas e concertos, de 19 a 23 de março

Três oficinas e quatro concertos agitam a programação da 3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás na próxima semana. Para conduzir as atividades, todas elas gratuitas, a organização do evento traz a Goiânia três nomes de destaque no violino, na viola e no piano: os professores Eliane Tokeshi (SP), Ricardo Kubala (SP) e Thereza Bougard (EUA).

As oficinas de violino, viola e piano ocorrem nos dias 19, 21 e 23 de março em dois locais: no Centro Cultural UFG (Setor Leste Universitário) e na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Campus Samambaia). Para participar, basta preencher o formulário disponível no link: http://bit.ly/2IoZF5i.

Os concertos estão marcados para os dias 19, 20, 22 e 23 de março, sempre às 20 horas, no Centro Cultural UFG. O primeiro deles, na segunda-feira (19), reúne jovens talentos para um recital de música de câmara com obras de Fux e Menotti.

As apresentações de terça, quinta e sexta têm como atrações os convidados Thereza Bougard, Eliane Tokeshi e Ricardo Kubala (saiba mais sobre eles abaixo). Eles sobem ao palco junto a músicos residentes locais para executar obras de Hummel e Mozart, no dia 20; Kapustin e Henrique Oswald, no dia 22; e Dvorak e Mozart, no dia 23.

 

Créditos

A 3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás é um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016 e apresentado pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e pelo Governo de Goiás. Tem o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac-UFG), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), do Centro Cultural UFG, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SED), do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás (OSJG). A realização é da ArteBrasil Projetos Socioculturais e da Botelho Produções.

 

 

OFICINAS DE VIOLINO, VIOLA E PIANO
Datas: 19, 21 e 23 de março de 2018
Locais: Centro Cultural UFG (Setor Leste Universitário) e EMAC-UFG (Campus Samambaia)
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2IoZF5i

 

CONCERTOS

  • Dia 19 | 20 horas – Concerto de música de câmara com jovens talentos – Repertório: Obras de Fux e Menotti
  • Dia 20 | 20 horas – Concerto com músicos residentes e convidados – Repertório: Obras de Hummel e Mozart
  • Dia 22 | 20 horas – Concerto com músicos residentes e convidados – Repertório: Obras de Kapustin e Henrique Oswald
  • Dia 23 | 20 horas – Concerto com músicos residentes e convidados – Repertório: Obras de Dvorak e Mozart
    Local: Centro Cultural da UFG (Av. Universitária, nº 1533, Leste Universitário)
    Mais informações: http://musicagoias.com/

 


 

SOBRE OS PROFESSORES

Thereza Bougard (pianista) – Estados Unidos

Thereza Bougard (EUA)
Thereza Bougard (EUA)

Theresa Bogard é uma performer ativa que combina interesses variados na prática de performance histórica, música contemporânea, música de câmara e música de compositores. Estudou piano no Sydney Conservatorium of Music na Austrália, na Universidade do Colorado em Boulder e na Eastman School of Music. Em 1988, recebeu um subsídio Fulbright para estudar piano com Stanley Hoogland no Conservatório Real de Haia na Holanda e foi uma das vencedoras do concurso internacional Mozart Fortepiano em Bruges, Bélgica, no ano seguinte. Theresa apresentou programas solo e de música de câmara em várias cidades dos Estados Unidos, México, Nova Zelândia, Austrália, Áustria, Bolívia, Coreia, Indonésia e China, também gtavou disco compacto de obras de piano de Louise Talma. Como pianista colaborativa, ela pode ser ouvida em duas gravações para saxofone e piano com o saxofonista Scott Turpen no rótulo de Albany e em um CD recentemente lançado de música de Hummel com Red Cedar Chamber Music no selo Fleur de son Classics. Em junho de 2000, ela foi uma das dez árbitras internacionais do Concurso Internacional de Piano do Primeiro Governador em Saratov, na Rússia, e foi adjudicadora de inúmeras competições regionais e nacionais nos EUA. Bem conhecida como professora, os alunos de Bogard se distinguiram em várias competições nacionais e internacionais. Desde 1996, o Dra. Bogard adicionou a música gamelan balinês tradicional a seus interesses especiais e estudou wayang do género em Bali, Indonésia. • Profa Dra Eliane Tokeshi (violinista) – Brasil: A carreira multifacetada da violinista Eliane Tokeshi abrange atuações como camerista, solista e pedagoga. Vencedora de diversos concursos, desenvolve trajetória artística de destaque. Doutora pela Northwestern University, Eliane Tokeshi é professora de violino do Departamento de Música da Universidade de São Paulo.

 

Ricardo Kubala (violista) – Brasil

Ricardo Kubala (SP)
Ricardo Kubala (SP)

Bacharel pela Faculdade Santa Marcelina, realizou cursos de aperfeiçoamento na Academia da Filarmônica de Berlim (bolsa de estudos Sociedade Vitae) e na Escola Superior de Música de Karlsruhe (bolsa de estudos DAAD e CAPES), orientado respectivamente por Wilfried Strehle e Madeline Prager. Participou de vários festivais e cursos, ministrados, entre outros, por Alberto Lysy, Max Rostal, Norbert Brainin e Quarteto Chillingirian. Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Atuou em diversos grupos de câmara premiados pela crítica, entre eles a Orquestra Solistas do Brasil (prêmio APCA de melhor conjunto de câmera) e Quarteto de Cordas de São José dos Campos (prêmio APCA de melhor conjunto de câmera). Como músico convidado da Orquestra de Câmara Solistas de Trondheim (Noruega), participou de gravação de CD pelo selo Deutsche Grammophon (prêmios Amadeus Music Award e Golden Harmony Award), além de ter se apresentado em vários países da Europa e Estados Unidos.
Tem realizado várias estreias de obras do repertório brasileiro e contemporâneo para viola, resultado de parceria com diversos intérpretes e compositores. Como membro do Núcleo Hespérides, que se dedica à pesquisa e divulgação da música das Américas, tomou parte de gravação do CD “Sons das Américas” (selo SESC).
Foi professor de música de câmara, na Faculdade Santa Marcelina, e de viola, na Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. Com frequência tem lecionado em festivais, como os de Campos de Jordão, Londrina, Pelotas e Gramado, e ministrado master classes em universidades na América Latina. Atualmente é professor de viola no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

 

Eliane Tokeshi (violinista) – Brasil

Eliane Tokeshi (SP)
Eliane Tokeshi (SP)

A carreira multifacetada da violinista Eliane Tokeshi abrange atuações como camerista, solista e pedagoga. Vencedora de diversos concursos desenvolve trajetória artística de destaque.
Eliane tem realizado várias estreias de obras, consequência do destacado trabalho voltado para a valorização do repertório brasileiro e contemporâneo. Ela gravou os CDs Obras para Violino e Piano de César Guerra-Peixe (selo YB), Sons das Américas como integrante do Núcleo Hespérides (selo SESC) e Fragmentos de um Inverno Solar com o Trio Tokeshi-Rosas-Bazarian (PROAC/SP). Bacharel pela UNESP, deu continuidade a seus estudos na Boston University e na Northwestern University, onde concluiu, respectivamente, os cursos de mestrado e doutorado em violino.
Com frequência é convidada para ministrar masterclasses em universidades e cursos de violino em festivais, como os de Campos de Jordão, Londrina, Pelotas e Gramado. É professora de violino do Departamento de Música da Universidade de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *