“Trocando Saberes” – Quem é Adalto Soares

Adalto Soares
Adalto Soares

Professor de trompa na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Maestro da Banda Sinfônica da UNIRIO. Doutorando em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, destaca-se por sua carreira como instrumentista, que inclui a atuação no Simpósio da International Horn Society, realizado em Los Angeles – EUA 2015, CDs lançado pela Orquestra de Sopro Brasileira, grupo de música brasileira “Horn Brasil” – Tatuí – SP e Orquestra Jovem de Sopro de Karlsruhe-Alemanha na qual realizou turnê pelo Brasil e Alemanha. Atuou como trompista na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, Orquestra Sinfônica de Campinas, Jazz Sinfônica de São Paulo e Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Sua carreira inclui atuação em shows e gravações para artistas como Milton Nascimento, Toquinho, Inezita Barroso, Zizi Posse, Zeca Baleiro, Fabio Junior, Elba Ramalho, Lenine, Gilberto Gil, entre outros. Solista com grandes orquestras do Brasil e do exterior, é também conhecido pela criatividade das iniciativas que concebe e coordena. Um exemplo é a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, um dos mais inventivos projetos socioculturais do Brasil, com a qual, conquistou inúmeros títulos nacionais e internacionais.

Excursionou três vezes pela Europa, entre 2008 a 2010, apresentando-se em festivais na Holanda, Espanha e sendo um dos destaques do Festival junger Künstler Bayreuth, o mais importante festival jovem da Alemanha, onde lecionou e conduziu a orquestra em diversas apresentações e na gravação de um CD de músicas brasileiras na Stadthalle Bayreuth.

Professor do Encontro Internacional de Metais da Universidade de La Serena – Chile, Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (SP), Festival Eleazar de Carvalho (Fortaleza), Brasília (DF), Londrina (Pr) Tatuí (SP), Goiás (Go), Diretor Artístico do Coreto Paulista em Serra Negra (SP) – Festival de Bandas e Encontro de Maestros e Lideranças de Bandas do Estado de São Paulo – Tatuí (SP).

Lecionou trompa no Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, onde formou vários profissionais que atuam nas mais importantes orquestras do Brasil. É Construtor e restaurador de Instrumentos de Metal com especialização em Horn Building e Brass Technology pela William Cummings House, Toledo – Ohio (EUA).

2 comentários sobre ““Trocando Saberes” – Quem é Adalto Soares

  1. Gostaria de aprender mais sobre o meu instrumento, quando fiquei sabendo que você iria estar nesse Trocando Saberes não me hesitei em me inscrever amo de paixão tocar principalmente esse instrumento que é Maravilhoso

  2. Existe alguma possibilidade do Adalto Soares retomar o trabalho com a Lyra Tatuí? Um trabalho fantástico como o dele não tem apôio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *