“Trocando Saberes” promove capacitação em educação musical

d59327_ed3948768de943caaa109fde36dbee22-mv2-jpgProfessores, instrutores, maestros e outros profissionais ligados ao ensino de música têm uma excelente oportunidade de qualificar seu trabalho neste mês de março: o projeto “Trocando Saberes – Curso de Capacitação em Educação Musical”. As atividades, totalmente gratuitas, ocorrem entre os dias 22 e 26 no Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, em Goiânia (GO).

A agenda do evento prevê aulas teóricas e práticas e concertos diários. Um dos destaques é o concerto de encerramento do curso, no dia 26, com a Camerata de Cordas Jean Douliez, sob a regência do maestro Claudio Cruz. A apresentação é aberta à população e está marcada para as 19 horas, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg).

Clique aqui e confira a programação completa do Trocando Saberes.

Os interessados em participar do curso devem preencher e enviar o formulário de inscrição disponível abaixo. O prazo é até 17 de março de 2017. [INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

Além da inscrição gratuita, quem mora no interior do Estado pode pleitear uma das 30 bolsas de hospedagem e alimentação na capital. Neste caso, são pré-requisitos:

– Residir a mais de 50 quilômetros de Goiânia.
– Atuar em escola pública ou ONG que mantenha grupo musical.
– Demonstrar necessidade de capacitação.
Enviar a ficha de inscrição até 12 de março de 2017. [INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

Há vagas ainda para os masterclasses de regência, cordas e metais, com os professores Claudio CruzAdalto Soares e Silvia Zambonini (clique nos nomes para acessar os currículos). Para se inscrever, preencha o formulário abaixo e envie até 20 de março de 2017. [INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

A coordenação do Trocando Saberes é do professor e músico Luciano Pontes. O também professor e músico Marcos Botelho faz a supervisão pedagógica. Fernanda Botelho está a cargo da produção. “O projeto Trocando Saberes é um curso de capacitação para professores e instrutores de música, maestros e demais profissionais que trabalham com educação musical. A estrutura do curso é voltada ao ensino da música e à musicalização coletiva por meio de grupos instrumentais”, explica Botelho.

O curso terá professores não só de Goiás. Serão eles: Claudio Cruz (SP), Adalto Soares (RJ),  Silvia Zambonini (SP), Nilceia Protásio (GO), Marcos Botelho (GO), Ângela Barra (GO) e Marcelo Eterno Alves (GO). A carga total é de 40 horas de aulas, divididas em nove módulos.

Módulos comuns:

1- Pedagogia da música.
2- Metodologia para ensaios e grupos.
3- Métodos ativos aplicados a grupos e ensaios.
4- Metodologia para ensaio em grupo.

Módulos específicos :
5- Canto coral.
6- Instrumentos de Cordas.
7- Instrumentos de Sopros.
8- Instrumentos de percussão.
9- Regência.

O “Trocando Saberes” tem apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás. Outros parceiros do projeto são: Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Pronec/UFG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/Seduce.

Serviço
Trocando Saberes – Curso de Capacitação em Educação Musical
Período: de 22 a 26 de março de 2017
Horário das aulas: das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Local: Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter (Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 237 – Campinas, Goiânia – GO)

Clique aqui e confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

 

 


Imagem: Charel.irrthum/Flickr
Licença: Creative Commons

8 comentários sobre ““Trocando Saberes” promove capacitação em educação musical

  1. Grande oportunidades para todos os professores de bandas, conjuntos musicais e grupos vocais ,estarem conhecendo e aprendendo novas técnicas para o ensino coletivo de música.
    Aplaudo com grande alegria essa iniciativa!!!

  2. Creio que tal evento seja de muita importância para nós educadores ! ampliar os conhecimentos e nos diversificar para nos tornarmos mais eficazes no ensino ! Alem de poder aprender e compartilhar com colegas e outros profissionais o ensino da música !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *